/
Construindo um fluxo

Construindo um fluxo

Confira no vídeo a seguir, a dinâmica de construção de um fluxo de chamadas no Evolux Studio.

 

Para iniciarmos a construção de um fluxo, os passos são:

  • Acesse o fluxo dentro do Projeto;

  • Arrastar os elementos a serem utilizados para dentro do espaço de construção:

 

  • Ligar todas as caixinhas, até que nenhuma delas esteja com a borda avermelhada, o que indicará que seu fluxo possui início, meio e fim, e nenhum elemento está carecendo de gatilho ou destino.

  • Escolher o estado atual do seu fluxo, entre:

    • Descartar rascunho: Removerá as modificações realizadas depois do último salvamento;

    • Salvar rascunho: Manter as modificações em estado de espera, para que possamos finalizar o trabalho posteriormente, podendo inclusive encerrar a sessão do Evolux e retomar o fluxo de onde paramos;
      obs: A partir da versão 6.80, esse botão será descontinuado e o rascunho será salvo automaticamente a cada modificação.

    • Publicar: O Evolux irá verificar se todos os requisitos necessários para o bom funcionamento do fluxo estão preenchidos, se não há nada que possa comprometer a integridade daquela chamada, e então dará um commit no estado atual do fluxo (não há necessidade de salvar o rascunho antes de publicar).

 

 

A partir da versão 7.1 do Evolux, teremos a função de gerenciar versões dos fluxos, veja abaixo:

 

O objetivo do versionamento dentro do Studio é dar segurança para que o usuário efetue modificações e possa desfazê-las com rapidez, e também ter o controle de quem fez alguma mudança no fluxo assim como a data. Funciona assim:

 

Agora existirão os modos de Leitura e Escrita, que podem ser livremente selecionados, no canto superior direito, além do mais, não será mais necessário salvar o rascunho do seu trabalho, o Studio fará isso automaticamente:

 

 

Ao publicar a mudança, o Studio realizará o salvamento daquele estado atual e fará uma marcação nele, com o nome do usuário que o criou e também a data e hora da publicação.

Vá até o final do Menu de Componentes e clique em Histórico de Versões, lá estarão disponíveis os últimos 10 trabalhos publicados para que você possa consultá-los e aplicá-los.

 

 

 

 

 

 

Ao selecionar uma versão, automaticamente o Studio já vai acionar o modo leitura para que você possa estudar se aquele estado é o que está buscando. Clicando em Restaurar a versão, ele a colocará como rascunho salvo e então basta apertar o botão de Publicar para que elas tenham efeito.

 

Related content

Criando um Fluxo
Criando um Fluxo
More like this
Editando ou Excluindo um Fluxo
Editando ou Excluindo um Fluxo
More like this
Conhecendo a estrutura de um componente
Conhecendo a estrutura de um componente
More like this
Conceitos
More like this
Projetos
Read with this
Criando um fluxo de chamadas
Criando um fluxo de chamadas
More like this