Ramais
Ao selecionar a opção Ramais, na aba PBX, será possível visualizar a lista de todos os ramais registrados na central, incluindo qual aparelho está associado a eles, se existem regras individuais sendo utilizadas, a qual grupo o ramal pertence, o nome e número (caso haja, o DDR).
Criando Ramais
Para criar um novo ramal, basta selecionar o botão . Uma senha será gerada automaticamente pelo sistema, podendo ou não ser alterada. Número, nome e grupo são campos obrigatórios. Caso haja necessidade, é possível escolher um número externo para o ramal (DDR). Só haverá números na lista caso faixas de DDR tenham sido cadastradas no Evolux. Um ramal pode ter mais de um número externo. A opção "Ativo" determina que o ramal estará em funcionamento após criado; gravação habilitada faz com que cada ligação efetuada ou recebida pelo ramal tenha seu áudio salvo em histórico; para que o ramal seja utilizado para atendimento em filas, a opção de ponto de atendimento deverá ser marcada; caso seja preciso, a opção Atendimento Automático poderá ser marcada para que as chamadas sejam enviadas diretamente para o headset do operador.
Criando um Ramal Webphone
A criação do ramal wephone segue os mesmos passos da criação do ramal convencional, com a diferença de que o protocolo do ramal deve ser alterado para WebRTC, como mostra a imagem. Além disso, para que o ramal esteja disponível para seleção no painel do agente, é preciso que esse ramal seja um ponto de atendimento, o que pode ser configurado na mesma tela.
O webphone não está atrelado a um aparelho físico e portanto não há necessidade da escolha de um número específico para cada operador, a não ser que haja preferência pessoal. Ao ser criado e marcado como um ponto de atendimento, o webphone já estará disponível para que o agente possa utilizá-lo no painel do agente.
Acesso Externo
O Evolux aceita conexões de determinadas redes, configuradas previamente de acordo com solicitação do administrador de rede. Os ramais que estiverem nessas redes, poderão se conectar normalmente ao Evolux. Caso um ramal que esteja em uma rede diferente dessas precise se registrar no Evolux, é necessário que esse ramal possua acesso externo, o que pode ser configurado marcando a opção respectiva. Essa opção permite que um ramal de uma rede qualquer (caso o ramal em questão tenha a opção habilitada) possa se registrar ao Evolux. É preciso observar que a opção abre brecha para possíveis ataques externos, portanto, é preciso certificar-se de que a senha do ramal é segura (com caracteres maiúsculos, minúsculos e especiais).
Permissões de Discagem Individuais
Permissões individuais ignoram as regras de grupo do ramal. Veja o artigo completo em Permissões de Discagem Individuais.
Habilitar FollowMe
A função FollowMe poderá ser habilitada na caixa de seleção (seta), com a função de destinar a ligação para outro ramal após um intervalo de tempo determinado em que a chamada não é atendida.
Campos:
1 - Tempo de duração que o ramal ficará tocando até destinar a outro ramal a chamada.
2 - Inserir o ramal ou ramais de destino que receberão as chamadas que excederam o tempo de duração de toque no ramal de origem.
3 - Adicionar mais uma caixa de destinos, a fim de inserir mais um ramal para receber as chamadas que ultrapassaram o tempo de duração de toque no ramal de origem.
Editando Ramais
Para editar um ramal, clique no link do ramal ou no botão . As mesmas opções da criação estarão disponíveis para edição, para que qualquer alteração tenha efeito, é preciso que o plano de discagem seja escrito e que a opção de Atualizar aparelhos (TFTP) seja marcada.